quarta-feira, 9 de maio de 2012

Corra!

Para não desperdiçar o tempo dos seus clientes, ou prejudicar as suas futuras, porém imprevisíveis, felicidades, o mercado consumidor oferece produtos feitos para consumo imediato, de preferência descartáveis, e de rápida circulação e substituição, de tal modo que o espaço dos consumidores não seja obstruído quando os produtos admirados de hoje caírem fora da moda. Os clientes, confusos pelo ciclone de produtos, variedades de ofertas e pelo ritmo vertiginoso de mudança, não podem mais confiar nas suas próprias habilidades de aprendizado e memória - e portanto precisam (e o fazem agradecidamente) aceitar as garantias do mercado de que o produto em oferta atual é "the thing", "the hot thing", "the must-have". É a fantasia centenária de Lewis Carroll tornada realidade: 'É preciso correr tudo o que você puder para conseguir ficar no mesmo lugar. Se você quiser sair para algum outro lugar, deverá correr no mínimo duas vezes mais rápido que isso!'.

Zygmunt Bauman
(Traduzido livremente de "Does Ethics have a chance in a world of consumers?", Harvard Univ. Press 2008, pg 218)