quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A mente de Searle e dois sentidos de redução

"O fato de que o poder causal dos estados de consciência  e o poder causal de suas bases neurais são exatamente os mesmos mostra-nos que não estamos tratando de coisas independentes. Se duas coisas no mundo real possuem uma existência independente elas devem ter efeitos causais distintos. Mas o poder causal da consciência é exatamente o mesmo do seu substrato neural. Esta sistuação é como aquela que relaciona o poder causal dos objetos sólidos e o poder causal de seus constituintes moleculares: não estamos falando de duas entidades distintas, mas do mesmo sistema em níveis distintos. A consciência difere da solidez, liquidez, etc., porque a redução causal não leva a uma redução ontológica. Isto, como vimos, se dá por uma razão óbvia e trivial. A consciência possui uma ontologia de "primeira-pessoa", os processos neurais possuem uma ontologia de "terceira-pessoa". Por este motivo você não pode reduzir ontologicamente um ao outro. Consciência é um aspecto do cérebro, aquele que consiste em experiências ontologicamente subjetivas. Mas não há dois reinos metafísicos na sua cabeça, um físico e um neural. Ao contrário, há apenas processos acontecendo no seu cérebro e alguns destes são experiências conscientes."

John Searle
(Traduzido livremente de "Mind: A Brief Introduction", Oxford Univ. Press 2004, pg 128)