quinta-feira, 15 de março de 2012

São cósmicos...

“No início da minha carreira, eu tinha muita raiva social. Eu só queria contar quanto a sociedade é ferrada. Isso foi o começo. Depois, comecei a entender que os problemas não eram apenas sociais, eram mais profundos. Achei inicialmente que eram apenas ontológicos. É tão, tão complicado, e quando entendi mais e mais, quando me aproximei das pessoas... até que consegui entender que os problemas não eram apenas ontológicos. Eram cósmicos. O mundo todo está ferrado, acabou. Isso é que tive de entender e é por isso que o estilo dos meus filmes mudou. Assim, quando desci, continuei descendo. O estilo se tornou cada vez mais depressivo e acabou se tornando mais simples, muito puro. É isso que me interessa: descobrir alguma coisa passo a passo."

Béla Tarr
(Traduzido livremente de sua entrevista ao site Indiewire)