terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

(sem)Senso Comum Estético

"Já que o exercício, o treino e o desenvolvimento das nossas habilidades de discriminar entre obras de arte são também atividades estéticas, as propriedades estéticas de uma pintura incluem não somente aquelas propriedades que se encontram ao olharmos para ela, mas também aquelas que determinam como ela deve ser vista por nós. Este fato óbvio não necessitaria ser sublinhado não fosse pela prevalência da consagrada teoria Tingle-Immersion, que nos descreve o modo correto de se relacionar com uma obra de arte como sendo aquele de se despir totalmente das vestes do conhecimento e da experiência (já que estas podem ofuscar a imediação do nosso prazer no contato com a obra) e submergir completamente na obra para julgar sua potência estética pela intensidade e duração da afeição resultante. A teoria é completamente absurda e inútil para lidar com qualquer um dos problemas estéticos importantes; mas tornou-se parte da fábrica do nosso 'sem-senso comum' (common nonsense)."

Nelson Goodman
(Traduzido livremente the "Languages of Art", Bobbs-Merril, 1968 pg 126)