terça-feira, 3 de julho de 2012

O bloco desforme

"Assim como se passou com Parmeniscus, que conta-se ter perdido, na caverna de Trophonius, a habilidade de rir e depois tê-la recuperado em Delos ao ver um bloco desforme que supostamente era a imagem da deusa Leto, assim passou-se também comigo. Quando eu era muito jovem, esqueci na caverna de Trophonius como rir; quando me tornei mais velho e abri os olhos para a realidade comecei a rir e não parei desde então. Eu vi que o sentido da vida era encontrar meios de sobreviver, que o objetivo maior era um cargo de titular, que o desejo supremo do amor era assegurar-se para si alguma "garota de bem", que a benção da amizade era a ajuda financeira em tempos de dificuldade, que a sabedoria era aquilo decidido pela maioria, que o entusiasmo era proferir um discurso, que a coragem era arriscar dez dólares, que a cordialidade consistia em dizer "sejam bem-vindos" em um jantar, que temer a Deus era comungar uma vez por ano. Isto foi o que eu vi, e eu ri."

Soren Kierkegaard
(Traduzido livremente de "Either/Or: A Fragment of Life", Alastair Hannay (trad.), Penguin Classics 2004, Kindle Location 871 - Cap. 1)